Ford publica seu primeiro relatório de tendências do consumidor 2013

A Ford Motor Company apresentou o seu primeiro relatório de tendências dos consumidores, chamado “Looking Further with Ford” (Olhando à Frente com a Ford), trazendo projeções sobre hábitos e comportamentos esperados para 2013 e os próximos anos. Os dados globais do documento incluem desde o nível de confiança nas marcas e empresas até o aumento da responsabilidade pessoal e sugerem que 2013 será um ano marcado mais pela aceitação e otimismo do que pela desconfiança e decepção.

Analisando além da indústria automotiva para entender o que está acontecendo no cenário social, tecnológico, econômico e político, a Ford vem pesquisando essas mudanças para refletir sobre o que pode influenciar os valores, atitudes e comportamentos dos consumidores. Com a ajuda de Sheryl Connelly, gerente de Tendências Globais e Futuro, essas ideias foram incorporadas no relatório, captando 13 tendências que a Ford vai observar durante o próximo ano.

“A análise dessas tendências vai ajudar a Ford a direcionar suas estratégias de desenvolvimento de produto para antecipar, da melhor forma possível, as novas tecnologias e soluções automotivas que os consumidores vão querer, precisar e desejar no futuro”, diz Connelly. “Essas tendências vão auxiliar a Ford no seu papel de inovadora para criar produtos que não só excedam as expectativas dos consumidores mas também ampliem as fronteiras da imaginação.”

Olhando Além com a Ford

O documento “Olhando Além com a Ford” reúne anos de trabalho de pesquisa e análise de tendências abrangendo diversos aspectos que afetam os consumidores e os negócios. Ele traz dados qualitativos e quantitativos, dissecando essas mudanças culturais e comportamentais para refletir sobre as necessidades e desejos dos consumidores nos próximos anos.

O relatório da Ford revela três temas principais em meio às 13 tendências:

A confiança como diferencial: dada a sua relativa escassez, a confiança surge como um diferencial chave para as marcas. A relação entre confiança e valor da marca aumentou 35% desde 2009. Como resultado, as marcas estão tendo de repensar a forma como se comunicam e se apresentam aos consumidores – quanto mais reais e autênticas, melhor.
A responsabilidade individual está em alta – e, com ela, a aceitação de falhas: 80% dos adultos em todo o mundo discordam que “há pouco que eu possa fazer para mudar a minha vida” e 82% dizem que ter e admitir falhas é crucial para o sucesso. Como resultado, estão assumindo riscos, fazendo seu próprio caminho e revendo convenções.
O poder coletivo está crescendo. Na medida em que aceitam maior responsabilidade pessoal, os consumidores também estão aprendendo a confiar uns dos outros: 80% dizem que discutir metas e objetivos com os outros facilita a obtenção dos resultados. E reconhecem que seus pequenos atos individuais podem, no conjunto, trazer um grande impacto na sociedade. Talvez seja por isso que 85% concordam que “os problemas são melhor resolvidos pelas comunidades locais do que pelo governo nacional”.

13 tendências para 2013

O primeiro relatório de tendências da Ford explora 13 tendências focadas nos seguintes tópicos, que deverão influenciar os consumidores e marcas no próximo ano:

1. Confiança está na moda

2. República dos consumidores

3. Seja verdadeiro

4. Caminhos pioneiros

5. Habilidades “faça você mesmo”

6. Ajude-me a me ajudar

7. Orgulho da economia local

8. Humanização da cidade

9. Desafiando a distração

10. Maximização do mínimo

11. Retorno aos sentidos

12. Sempre jovem

13. Pós-verde

“A Ford é mais que uma companhia de automóveis, somos também uma criadora de estilo de vida e nosso trabalho de antecipação de tendências tem como objetivo ajudar a entregar isso para nossos clientes”, diz Connelly.

O relatório completo, em inglês, está disponível neste link: http://media.ford.com/images/10031/FordTrendBook2013.pdf