Cupom de desconto grátis é nova tendência do comércio brasileiro

Quem resiste a uma pechincha? Melhor ainda se o hábito de pechinchar se limitar a imprimir um cupom de desconto pela Internet. Segundo a Comscore, a mania já caiu no gosto dos brasileiros e dos latino-americanos. Mais de 20% dos consumidores pesquisam cupons de descontos grátis e promoções antes de sair de casa.

Nos Estados Unidos, faz parte da cultura norte-americana. Perto de 95% da população adulta do País já utilizaram cupons para ganhar descontos. De acordo com um estudo da Harvard, os consumidores americanos resgataram 3,3 milhões de cupons de descontos, em 2010, e economizaram cerca de US$ 3,7 bi nos preços de compra. De cada 100 pessoas que visualizam um cupom, 27 utilizam. As outras 73 são impactadas pela publicidade e acabam visitando a loja e comprando 60% mais.

Com a facilidade do acesso à Internet, uma nova mania começa a surgir: 11% dos americanos já usam cupons de desconto on-line. No Brasil, somente no mês de novembro, o Viva Cupom registrou 190 mil acessos em seu site, por usuários em busca de descontos e promoções. Pasmem! O serviço começou a funcionar em outubro e já conta com mais de 300 lojas oferecendo ofertas em todo o Brasil.

“Estamos emitindo 5 mil cupons por dia”, festeja Cesar S. Cesar, diretor da Unidade Digital da Carvajal, empresa mantenedora do Viva Cupom. “O brasileiro prefere ferramentas que proporcionam vantagens imediatas. Como o desconto é declarado no cupom e ele não precisa pagar nada por isso, basta imprimir e levar à loja escolhida para obter o produto ou serviço desejado com preço mais em conta”, explica. Os descontos dos parceiros do Viva Cupom vão de 10% a 70% em alguns casos.

Para usar o cupom impresso, basta localizar o cupom de desconto de interesse, imprimir e apresentar no estabelecimento selecionado. O usuário também pode receber cupons de desconto de sua cidade por e-mail. O cadastro deve ser feito no site do Viva Cupom.

Todos os cupons disponibilizados no site www.vivacupom.com.br têm prazo de validade e estão sujeitos a regras pré-determinadas para sua utilização.

Conheça o regulamento:

Agendamentos estão sujeitos à disponibilidade de agenda do estabelecimento;
O não comparecimento poderá implicar a perda da validade do cupom;
Necessário apresentar cupom impresso no estabelecimento provedor à promoção, na data agendada;
Atrasos superiores aos estipulados pelos estabelecimentos (em caso de agendamento) podem implicar a perda da validade do cupom;
Não cumulativo com outras promoções;
Os cupons só poderão ser usados individualmente, não podendo ser utilizado mais de 1 (um) cupom por dia no mesmo estabelecimento;
Os cupons de desconto, assim como qualquer outra promoção, não são cumulativos (não podem ser utilizados juntos);
Você pode imprimir quantos cupons desejar (sem rasuras e com boa qualidade de impressão), porém só pode utilizar 1 (um) de cada vez (por parceiro).
Origem do cupom

O primeiro cupom foi emitido nos Estados Unidos pela Coca-Cola. Asa Candler transformou a empresa em um negócio rentável por meio de estratégias de marketing. Em 1888, Candler teve a ideia de popularizar a bebida, distribuindo cupons de cortesia do refrigerante para funcionários e representantes de vendas. Os cupons também eram enviados a clientes potenciais e colocados nas revistas para serem recortados. Quem apresentasse um cupom, podia tomar uma Coca-Cola de graça. Entre 1894 e 1913, foram distribuídas 8,5 milhões de garrafinhas de Coca-Cola grátis. Um em cada nove americanos experimentou a bebida em todos os cantos do País.

Tendência

Vem aí uma tendência que deve se popularizar muito em breve. Os cupons digitais devem fomentar o comércio eletrônico nos próximos anos. O mercado americano prevê um crescimento em torno de 35 milhões de usuários de cupons de descontos on-line em 2014. No Brasil, a novidade está tomando força e, ao que tudo indica, veio para ficar.