Mais uma vez a Audi segue em ritmo acelerado quando o assunto é tecnologia de iluminação. Precursora na utilização dos faróis de xenon plus com LED, que já oferecem excelente iluminação na estrada e dão aos carros com os quatro anéis um visual inconfundível, a empresa já olha para os próximos anos. No futuro, a iluminação dos veículos da Audi vai reagir ainda mais precisamente às condições ambientais e contará com controle eletrônico completo. O primeiro passo nessa direção será dado ainda este ano, com os inovadores faróis Matrix LED.
A tecnologia futurista dos faróis Audi Matrix LED subdivide o feixe de luz LED em inúmeros segmentos individuais. Os diodos emissores de luz individuais, que trabalham em conjunto com as lentes ou refletores na frente deles, sempre fornecem excelente iluminação, sem a necessidade de um mecanismo giratório – em vez disso, eles são separadamente ativados, desativados ou dimerizados de acordo com a situação. Esta nova tecnologia oferece aos engenheiros e designers da Audi possibilidades fascinantes para configurar o número de LEDs, a sua disposição e o tamanho e design dos faróis.
Os faróis Audi Matrix LED obtêm as informações de que precisam por meio de câmera, do sistema de navegação e de outros sensores. Quando a câmera detecta outros veículos, isto faz com que o feixe de luz alta, que é subdividida em múltiplos setores, possa ser bloqueado em uma determinada subzona. Em situações complexas, os faróis também podem iluminar os espaços entre vários veículos.
Com base nos dados de navegação, o feixe de luz previamente acompanha a curva, antes mesmo de o condutor começar a virar o volante. Desta forma, a luz alta orienta o motorista ao longo da estrada. Essa funcionalidade também é refletida no design dos faróis e a iluminação dos segmentos também pode ser percebida do lado de fora. A nova tecnologia dos faróis Audi Matrix LED fará sua estreia ainda este ano.
A Audi já está desenvolvendo tecnologias de iluminação que serão utilizadas nos próximos anos. As quatro principais tendências já são claramente percebidas: a iluminação do veículo vai reagir ainda mais precisamente com as condições do ambiente; o equipamento de luz vai se comunicar com o ambiente de várias formas e, assim, aumentar ainda mais a segurança ativa; a iluminação do futuro terá completo controle eletrônico; e será ainda mais atraente e diferenciada com base em novas funções dinâmicas.
Além do desenvolvimento na área de iluminação automotiva para os próximos anos, a Audi já incorpora em seus veículos diversas tecnologias de última geração:
Função e Design: luzes diurnas e lanternas traseiras com LED
Luzes diurnas compostas por diodos emissores de luz brancos são um recurso de segurança e design que reflete o papel pioneiro da Audi entre a concorrência. Eles fizeram sua estreia no Audi A8 W12, em 2004. Foi o primeiro passo para dar aos veículos da marca faróis com design único e inconfundível. Atualmente, as luzes diurnas em LED são oferecidas em todos os modelos da marca alemã e, em cada veículo, os diodos oferecem a liberdade na concepção do farol.
No Audi A1, dois diodos emissores de luz são utilizados por unidade e emitem sua luz em um tubo de polímero transparente, o guia de luz, o que gera um contorno uniforme. No Audi A7 Sportback, as luzes de circulação diurna dos faróis opcionais de LED também aparecem de forma linear, mas são geradas por 18 LEDs individuais com um corpo de polímero na frente deles. As luzes diurnas em LED consomem menos watts de potência, têm vida longa e não necessitam de manutenção.
A introdução dos faróis full-LED no Audi A6, A7 Sportback, A8 e, mais recentemente, na série A3, garante aos veículos um estilo inconfundível e um visual que impressiona. Os pequenos LEDs podem ser dispostos em linhas e suas diferentes funções de iluminação podem ser implementadas pelo controle individual dos diodos.
Os faróis geram um padrão de luz inconfundível e, em muitos casos, com efeitos tridimensionais. Estas características de design só podem ser realizadas com a estreita colaboração entre engenheiros e designers. Stephan Berlitz, Chefe de Desenvolvimento de Funções/Inovações de Iluminação da Audi, diz: “Nós sempre vamos encontrar uma maneira de harmonizar perfeitamente tecnologia e estilo.” Cesar Muntada Roura, da Audi Design Exterior, explica: “É nosso entendimento entre as diversas áreas de competência que nos faz tão fortes”.
Tecnologias de iluminação atuais
Seja xenon plus ou LED, os faróis e lanternas traseiras dos modelos Audi têm forte presença visual e combinam os efeitos estéticos com um alto nível de segurança ativa – com luzes adaptativas, os equipamentos atuais já reagem ao meio ambiente e a outros veículos no trânsito.
Faróis de xenon-plus
Os faróis xenon plus são oferecidos em todos os modelos da linha Audi, como opcional ou equipamento de série. Eles utilizam lâmpadas de descarga de gás (xenônio). Dois eletrodos de tungstênio são fundidos em um cilindro de vidro de quartzo, conhecido como burner, e um arco de luz concentrada queima entre eles. A carga do gás inerte xenônio no tubo é pressurizada até 100 bar e emite uma luz ligeiramente violeta, enquanto que os sais metálicos do cilindro de vidro reduz a sua temperatura de cor para o espectro da luz do dia.
Faróis de xenônio fornecem uma luz muito mais brilhante e melhor iluminação do que faróis com lâmpadas incandescentes halógenas; o consumo de energia é cerca de 20 por cento menor; e a vida útil é maior. A tecnologia Audi de faróis xenon plus permite que um único burner gere tanto os feixes de luz baixa quanto alta, e eles são ligados por um obturador móvel. Naturalmente, todos os faróis de xenônio são livres de mercúrio.
Faróis de LED
A Audi também está muito à frente da concorrência na área de faróis de LED. Esta tecnologia de ponta foi introduzida no Audi R8, em 2008, e hoje está sendo implementada na série do modelo A3.
Com uma temperatura de cor de cerca de 5.500 Kelvin, a luz LED se assemelha à luz do dia e isso reduz a fadiga ocular. Os diodos emissores de luz não necessitam de manutenção – foram concebidos para durar a vida do veículo – e são altamente eficientes. O feixe de luz baixa, por exemplo, consome apenas 40 watts, aproximadamente (o que é 5 por cento menos do que nas unidades de xenon plus).
No novo Audi A3, 9 chips de LED de alto desempenho em dois refletores de forma livre geram o feixe de luz baixa, enquanto que o feixe de luz alta usa 10 LEDs de alto desempenho para emitir luz através de uma abertura na guarnição de alumínio.
A seta e as luzes para todas as condições meteorológicas estão alojadas em módulos separados; enquanto as luzes de circulação diurna, de estacionamento e pisca são formadas por um guia de luz que envolve os faróis superiores e o interior do equipamento como um contorno estreito. A “asa” dá estrutura ao interior dos faróis.
Os faróis de LED da Audi não só provaram seu valor nas ruas como também nas pistas de corrida. Eles fizeram sua estreia no protótipo esportivo Audi R15 TDI Le Mans, em 2010. Em 2011, os faróis full-LED foram instalados pela primeira vez no carro de corrida da próxima geração, o Audi R18 TDI.
Com sua potência de iluminação combinada de mais de 200 watts, os LEDs geram luz padrão com alcance de mais de um quilômetro. Sua intensidade luminosa de mais de 1.000 lux é cinco a sete vezes maior do que a dos faróis dos carros em produção.
Por muitos anos, a tecnologia de LED também tem sido utilizada em lanternas traseiras – como equipamento de série ou opcional. Ao contrário de fontes de luz incandescente, os diodos emissores de luz atingem uma intensidade luminosa completa instantaneamente. Quando o motorista freia abruptamente, por exemplo, a rápida ação das luzes de freio dá ao condutor do veículo que vem atrás valiosas frações de segundo para uma reação.
Luzes adaptativas
Várias versões de luzes adaptativas estão disponíveis para os sistemas de farol. Um módulo de controle eletrônico comanda o giro dos módulos de xenon plus ou LEDs para que eles sempre entreguem a melhor iluminação possível na estrada ou cidade. O motorista pode configurar seu modo de operação na unidade do Audi Drive Select.
Um componente especial de luz adaptativa é o “smoothed dynamic headlight leveling”, que “suaviza” o farol de acordo com o movimento dos veículos à frente. A câmara de vídeo é usada para detectar veículos à frente e os carros que se aproximam. Em seguida, o módulo de controle adapta a iluminação do carro de acordo com a distância dos outros veículos – por meio de uma transição suave que sempre maximiza a quantidade de iluminação.
A luz all-weather (para qualquer condição climática) ilumina a área à frente do carro significativamente melhor do que as luzes de neblina. Dependendo do sistema específico instalado, esta função pode ser implementada através da ativação das luzes que acompanham o traçado da estrada, o que melhora consideravelmente a iluminação lateral. Além disso, as unidades de xenon (com os faróis de xenon plus) podem ser giradas para baixo; e os LEDs (nos faróis de LED), que são responsáveis ??pelo feixe de luz baixa, podem ser desligados ou dimerizados. A interação dessas ações reduz substancialmente o “auto-ofuscamento” para o motorista.
Nas séries do Audi A6, A7 Sportback e A8, uma função adicional é ativada assim que o assistente de visão noturna (Audi Night Vision,opcional) detecta um pedestre. O sistema dispara três pulsos de luz alta, de acordo com a situação específica. Isso evidencia claramente a pessoa e arredores e adverte o pedestre. O sistema também detecta qualquer tipo de tráfego que se aproxima, para evitar qualquer brilho potencialmente perigoso.
Uso de dados de navegação
A rede entre o módulo de controle dos faróis e o sistema de navegação MMI representa mais uma proposta inovadora da Audi. Os dados do sistema de navegação permitem funções como a ativação precoce de iluminação de maior alcance quando o carro está prestes a entrar na estrada.
Os dados de navegação da rota também são utilizados na cidade, para implementar soluções conforme as necessidades. Nas ruas da cidade, um ângulo maior ilumina melhor as áreas dianteiras à esquerda e à direita do carro. Além disso, dentro ou fora dos limites da cidade, o sistema ativa a luz de intersecção imediatamente antes de chegar a um cruzamento, o que facilita atravessar ruas transversais. Quando ligada, a luz que acompanha o traçado da curva ilumina melhor o trajeto, tanto na cidade quanto nas rodovias. Outra vantagem é que em países como a Inglaterra, os faróis são automaticamente direcionados para o tráfego à esquerda (mão inglesa).
Setas com display dinamizado
Ao atualizar seu carro esportivo de alta performance, o Audi R8, a montadora introduziu outra inovação na indústria – a seta com display dinamizado, que envia sinais mais claros para o ambiente do que as setas convencionais. Atualmente, o veículo que vem atrás do carro no trânsito não pode determinar se uma luz intermitente é sinal de perigo ou de direção quando a visão do veículo à frente está parcialmente bloqueada.
Com a nova tecnologia da Audi, que é usada nas lanternas traseiras, os indicadores de direção tornam-se mais inteligentes. Quando operado como pisca de sinalização de direção, a sua luz sempre vai para o lado na direção que o motorista deseja virar. Esta função é utilizada em cada lado por uma banda de 30 LEDs de sete segmentos, que são ativados, sequencialmente, a cada 150 milésimos de segundo.





