MVC recebe dois prêmios internacionais de inovação na França. Empresa é reconhecida pelo projeto RTM-T e Projeto Sofia que consiste em um novo conceito de fabricação de carrocerias de veículos

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e à Marcopolo, conquistou o Prêmio JEC EUROPE 2013 Innovation Awards, na categoria Inovação em Termoplásticos, pelo projeto da nova tecnologia RTM-T. A empresa também será agraciada pelo desenvolvimento do Projeto Sofia, um novo conceito de fabricação de carrocerias. As duas premiações serão entregues, no dia 12 de março, durante a JEC Composites Show, maior exposição mundial de materiais compósitos, realizada em Paris, na França.

Para Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, as premiações destacam a filosofia da empresa em sempre investir em inovação e no desenvolvimento de novos produtos. “A todo instante nossa equipe de engenharia se dedica a buscar soluções para os nossos clientes focadas na sustentabilidade, competitividade e que possam trazer benefícios e diferenciais, como beleza, redução de peso, baixo investimento, velocidade de implantação e simplicidade na fabricação. Processos complicados e com muitas teorias sofisticadas, sinalizam que existe algo errado na criação. Este reconhecimento demonstra o empenho, dedicação e alinhamento ao nosso posicionamento estratégico de todos os profissionais que trabalham na nossa empresa”, ressalta o executivo.

  

A tecnologia RTM-T proporciona grandes vantagens em relação à qualidade de superfície, produtividade, eficiência e também na preservação ambiental, como a redução de peso dos veículos e a maior velocidade para mudanças de design e atualização de produtos. O RTM-T consiste na combinação de um processo termofixo com materiais termoplásticos, 100% reciclável e com uma redução de peso entre 30 a 35% comparado com os métodos tradicionais.

  

Projeto Sofia, novo conceito de fabricação de carrocerias

O novo conceito será apresentado em fevereiro no Simpósio Mundial de RTM e Infusão, evento organizado pelo Pôle de Palsturgie de L’est (PPE) e Ministério da Tecnologia da França, realizado na cidade de Saint-Avold, na França. Com foco no segmento automotivo, este conceito de fabricação de carrocerias de ônibus, vagões de trens, furgões e automóveis é inovador e totalmente sustentável e desenvolvido 100% em plástico de engenharia. O produto final é um kit que pode ser montado em poucas horas e sem grandes investimentos em ferramental e produção. Os dois projetos RTM-T e SOFIA foram desenvolvidos em parceria com Grupo Francês ARKEMA e com centro de tecnologia Pôle de Plasturgie de L’est (PPE).

  

A MVC é conhecida pelas constantes quebras de paradigmas e este projeto não será diferente. Nesta inovadora tecnologia serão utilizados vários materiais inovadores e processos combinados com destaque para o novo processo RTM-T que será utilizado nos principais componentes estruturais da carroceria. Os principais ganhos do projeto serão a redução de peso entre 30 e 40%, comparado com o sistema tradicional de fabricação de carrocerias; a redução de custo total 15 a 20%; desempenho superior (mecânico e qualidade superficial); simplicidade no processo; baixo investimento em meios de produção, e materiais compósitos recicláveis e diferenciados, explica Gilmar Lima.

  

JEC Composites Show 2013

A MVC participa, entre os dias 12 e 14 de março, da edição 2013 da JEC Composites Show, que será realizada em Paris, na França. A empresa irá apresentar soluções desenvolvidas para os segmentos de transporte, automotivo, agronegócio, energia eólica e para construção civil, como dois capôs para máquinas agrícolas fabricados pelos processos RTM Light e SMC, peça do gerador de energia eólico produzido pelo processo de Infusão, painel da escola da MVC com perfil em compósitos pultrudado, painel de instrumentos fornecido para o utilitário esportivo Mitsubishi Pajero TR4, revestimento interno do teto desenvolvido em Super-Lite e um capô-conceito para veículos fabricado pelo inédito processo RTM-TS, além de uma maquete e peça em RTM-T do novo conceito de fabricação de carrocerias.

  

Prêmio Inovação JEC

Criado em 1998, o Prêmio Inovação JEC 2013, concedido pela JEC Composites, é dividido em categorias e elege as melhores inovações no setor de compósitos, com base em aspectos técnicos, de mercado potencial, parceria, impacto financeiro e originalidade. A premiação tem como objetivo identificar, promover e reconhecer as mais inovadoras soluções em compósitos em todo o mundo; incentivar o desenvolvimento de novos projetos, e também aumentar a sua exposição pública, contribuindo para o avanço da indústria de compósito.