O pneu recapado é seguro? Carros de passeio podem usar? Como verificar a procedência de um pneu de segunda mão? As dúvidas nesse setor são muitas. Mas pela economia proporcionada no negócio de reforma de pneus usados vale a pena perder alguns minutos para esclarecê-las.
O pneu reformado oferece segurança?
Fato – Pneu novo não é, necessariamente, mais seguro do que o recapado.
Reformar um pneu não significa torna-lo menos seguro. O que traz insegurança é rodar com pneus desgastados além do permitido. A borracha utilizada na reforma de pneus é a mesma que se usa para fazer um novo. E todas as empresas reformadoras de pneus, para operarem no mercado, precisam ser certificadas pelo Inmetro. Por tudo isso, um pneu reformado pode ser tão ou mais seguro que um novo, além de ser muito mais barato e ajudar a preservar o ambiente.
O pneu recapado tem durabilidade menor que um pneu original?
Fato – Um pneu pode ser reformado, pelo menos, três vezes, o que aumenta sua vida útil.
Reformar um pneu significa aumentar sua sobrevida. A maioria dos pneus pode ser reformada até três vezes. Assim, não é correto perguntar se um pneu reformado dura mais que um novo e sim, quanto é possível estender a vida útil de um mesmo pneu, reduzindo o custo de manutenção do veículo ou de toda uma frota.
Se a ideia é trocar o pneu atual por outro, o pneu reformado oferece rendimento quilométrico semelhante ao novo, com custo até 57% menor. O que proporciona uma redução de 57% no custo/km.
O pneu usado causa danos ao meio ambiente?
Fato – Pneus velhos poluem o ambiente. Por isso, é importante reciclá-los.
O descarte de pneus velhos é, com certeza, um fator altamente poluente. Por isso, quanto mais for possível prolongar a vida útil de um pneu, menor será a quantidade de lixo na natureza. A reforma de pneus é, portanto, uma atividade que ajuda a proteger o meio ambiente. Além disso, a cada 4 pneus que coloca no mercado, a indústria de pneus novos é obrigada a reciclar um pneu “inservível”, ou seja: que já perdeu a sua capacidade de ser reformado.
A recapagem de pneus é autorizada pelo Governo?
Fato – O negócio do restauro de pneus é regulamentado no mundo inteiro.
No Brasil existem cerca de 1.578 reformadoras empresas (dados da ABR). Juntas, reformam algo em torno de 7,6 milhões de pneus por ano, reduzindo o custo por quilômetro rodado e, consequentemente, a despesa com o frete de mercadorias. O Brasil tem o segundo maior mercado de reforma de pneus do mundo. As empresas que operam no segmento no Brasil são certificadas pelo INMETRO. E, para isso, devem seguir os padrões de qualidade e segurança exigidos por Lei.
Pneu reformado só se usa em caminhão?
Fato – Os pneus de qualquer tipo de veículo podem ser reformados. De bicicleta a avião.
Empresas de transporte público e de carga são hoje, os clientes mais regulares e numerosos das empresas de reforma de pneus. Elas controlam com mais rigor e profissionalismo o custo por Km rodado e sabem como garantir a qualidade dos serviços de restauro de pneus. Mas os pneus reformados podem ser utilizados também em carros de passeio sem qualquer prejuízo para a segurança do veículo.
A Moreflex é uma das principais empresas do setor de restauração de pneus do Brasil.
Há mais de 20 anos no mercado, a Moreflex, é uma das principais empresas brasileiras dedicadas à produção de bandas de rodagem e demais produtos destinados à reforma de pneumáticos. Seu produto se destaca por proporcionar um excelente desempenho quilométrico, o que lhe confere superioridade em relação aos concorrentes. A relação custo por quilômetro das bandas Moreflex são frequentemente medidas através de testes. E a empresa também oferece aos frotistas atendimento consultivo, orientando-os sobre o que fazer para aumentar continuamente a vida útil dos pneus.
A empresa conta com duas unidades fabris no país: a matriz (Unidade I) fica em Portão/RS e a Unidade Fabril II, na cidade de Conde, na Paraíba, ambas cumprindo rigorosos padrões tecnológicos e ambientais. Desde agosto de 2007, a empresa conta também com uma Unidade de Negócios na cidade de Barueri/SP.
A Moreflex atua no mercado brasileiro através de uma rede Credenciada e, no exterior com distribuidores regionais, que levam seus produtos e serviços a diversos países das Américas do Sul, Central, Norte e também ao Caribe.
A Moreflex fechou o ano de 2012 com um crescimento de 11%. A expectativa para 2013 é de crescimento de 25%.






