INTERNATIONAL® Caminhões inaugura fábrica própria no Brasil. Instalada no Complexo Industrial da Navistar, em Canoas, fábrica tem capacidade de produção de 5 mil veículos ao ano

A International® Caminhões inaugurou, ontem, sua fábrica própria no país para produzir os modelos comercializados no mercado brasileiro e em outros países. Instalada na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, no Complexo Industrial da Navistar, a unidade de produção dos caminhões International foi construída seguindo os rigorosos sistemas de manufatura e qualidade estabelecidos mundialmente pela Navistar Inc.

  

A decisão de instalar a unidade de produção de caminhões no Complexo Industrial garantiu à empresa ganhos significativos em agilidade para desenvolver o projeto e a construção da fábrica. Todo o processo de construção, transferência de produção para Canoas e a instalação de equipamentos levou 8 meses para ser concluído. No mesmo Complexo já operam a produção de motores MWM INTERNATIONAL e o Centro de Peças, negócios que integram o grupo Navistar South America.

Com área construída de 12 mil m², pátio de armazenamento com 22 mil m² e novo layout, a fábrica de caminhões nasce com capacidade para produção de 5 mil caminhões por ano em três turnos de trabalho. A produção ganha, também, uma nova cabine de pintura, dinamômetro e equipamento para testes de freios ABS para todos os caminhões produzidos na unidade de Canoas.

“A quase totalidade desses sistemas e equipamentos foi adquirida no mercado nacional. O resultado é uma linha de montagem atual, flexível e com capacidade de ampliação para atender às demandas futuras dos mercados local e de exportação”, celebra o presidente da International Caminhões, Guilherme Ebeling.

A marca International Caminhões, de acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veiculos Automotores), divulgados recentemente, aumentou suas vendas, de janeiro a maio de 2013, em 37% se comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento tem sido mantido nos últimos dois anos desde o início das vendas da marca no mercado nacional dentro da nova configuração da empresa. Em 2012, foram vendidos 521 caminhões e, em 2011, 384 unidades. A expectativa é fechar 2013 com um crescimento de 35%.

Produtos

O complexo produzirá os caminhões International® que são comercializados no mercado brasileiro: o pesado 9800i – nas versões 6×2 e 6×4 com câmbio manual e automatizado – e o semipesado DuraStar – nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4. Todos os modelos têm mais de 65% de índice de nacionalização e atendem, integralmente, a política de financiamento estabelecida pelo Finame e ao programa do governo Inovar Auto.

A equipe de engenharia da empresa executou, no Brasil, em tempo recorde, 260 modificações no modelo extrapesado 9800i, incluindo a instalação do câmbio automatizado, conhecido como Ultrashift. O 9800i é um caminhão com todos os atributos que acompanham a marca INTERNATIONAL® no mundo todo: robustez, confiança e carisma de seus usuários.

International® 9800i

O International® 9800i utiliza o motor ISM, que apresenta excelente média de consumo de combustível. O modelo desenvolve 410 cv a 1900 rpm, e 2000 Nm de torque a 1200 rpm. Conta com cabeçote único, 4 válvulas por cilindro, camisas úmidas removíveis, sistema de injeção com unidades injetoras e freio motor C-Brake, tipo compressão potência de frenagem até 330 cv.

O International® 9800i conta com transmissão sincronizada Eaton FTS-20112L de 13 velocidades que combina a robustez de uma transmissão pesada com a suavidade de engate de um caminhão leve, possibilitando melhor arranque em condições severas. Com teto alto, suspensão traseira a ar de série e a maior cama do mercado, a cabine do 9800i oferece grande conforto ao motorista. O modelo também oferece freios ABS de série.
A cabine é de alumínio e seu chassi tratado termicamente, propiciando mais leveza e durabilidade ao modelo. Os eixos traseiros sem redução no cubo possibilitam menor ruído em estrada e maior economia de combustível.

Além das características oferecidas no modelo mecânico, o 9800i com transmissão automatizada é o único no mercado a oferecer 18 marchas. Possui, também, auxílio de parada em rampa e módulo em descida de serra, otimizando o uso do freio motor.
International® DuraStar

Um dos caminhões mais vendidos na América do Norte, o International® DuraStar é produzido e comercializado no Brasil nas versões 4×2, 6×2 e 6×4. Entre as principais características podemos destacar o moderno motor MWM MaxxForce 7.2H de 274 cv – que apresenta excelente desempenho e economia de combustível, transmissão de 6 marchas sincronizadas com eixo traseiro de dupla velocidade – de série – nas versões 4×2 e 6×2, além de freio com 16,5”.

O design da cabine permite fácil operação, com rápido acesso ao motor e itens de manutenção periódica além de excelente ergonomia e dirigibilidade. O modelo possui longarinas produzidas com materiais de alta resistência em design reto, facilitando a instalação de implementos.

  

O DuraStar também oferece freios com sistema ABS e para-choque em aço. Forte e robusto, é indicado para caminhão basculante, frigorífico, furgão de alumínio, carga seca e tanque, entre outras aplicações.

  

Tech Center em Jaguariúna

Em Jaguariúna, interior de São Paulo, está o Jaguariúna Tech Center (JTC) seu centro de testes de veículos no Brasil destinado à construção de protótipos e testes de caminhões International®. O projeto foi idealizado pela equipe brasileira de engenharia, que adequou processos utilizados pela matriz da Navistar, nos Estados Unidos, onde a empresa é referência nesta área adaptando às necessidades específicas do mercado brasileiro.

  

Rede de Serviços

Atualmente, a rede de serviços da International, no Brasil, é composta por 13 concessionárias, com previsão de mais 7 até final de 2013, e 20 serviços autorizados. A rede está focada na qualidade dos serviços e satisfação dos clientes. Os funcionários envolvidos nas áreas de produto, vendas e marketing recebem capacitação e treinamento específico para dominar as técnicas do produto. Buscando o aprimoramento do serviço, a International criou o sistema LMS – Learning Managing System– que inclui uma série de treinamentos presenciais e on line, incluindo o desenvolvimento de um portal com todas as informações do veículo.