Porto de Roterdã estabelece novo recorde em volumes de contêineres

O porto holandês de Roterdã terminou o ano de 2018 com um volume total de contêineres ligeiramente superior ao de 2017, que foi um ano recorde para o porto.

O volume total movimentado foi 469 milhões de toneladas em 2018, um aumento de 0,3% em comparação com as 467,4 milhões de toneladas registradas um ano antes.

O transbordo de contêineres foi responsável pelo crescimento novamente, com um aumento de 4,5% na tonelagem. Medido em TEUs, o aumento foi de 5,7% e o total anual foi de 14,5 milhões de TEUs — também um recorde.

O forte aumento no transbordo de contêineres foi resultado de aumento de participação no tráfego entre Hamburg e Le Havre. Um fator importante no aumento em 2018 foi o crescimento do número de transbordos e contêineres de importação cheios.

As exportações de contêineres tiveram desempenho menor.

O petróleo bruto, os produtos derivados de óleo mineral e os segmentos de agrocombustíveis caíram.

Em 2018, o porto recebeu 408,1 milhões de euros em investimentos, o maior valor desde a construção de Maasvlakte 2. A maior parte foi utilizada para melhorar a acessibilidade logística.

A autoridade portuária espera que o volume movimentado aumente ligeiramente em 2019, com o crescimento do setor de contêineres menor do que nos anos anteriores.

Mais em http://informativodosportos.com.br/portal/2019/02/15/porto-de-roterda-estabelece-novo-recorde-em-volumes-de-conteineres/