Convênio entre Unicamp e Câmara de Comércio Exterior vai permitir cursos para profissionais da área

Em representação do Presidente da CCCER, Márcio Barbado, que não compareceu por motivos imprevistos de saúde dirigiu suas palavras ao público o Diretor de Comunicações e Marketing da CCCER Cleber Giorgetti. Participaram vários membros da diretoria tal como Luiz Guimarães, diretor de logística, José Homero Adabo, Diretor Administrativo e Financeiro.

Estiveram presentes muitos sócios fundadores da CCCER, entre outros o embaixador Geraldo Affonso Muzzi, o professor Luis Cortéz, ex-presidente da CCCER, o ex-secretário executivo do ministério de agricultura José Amauri Dimárzio, o advogado e presidente da Academia campinense de Letras Agostinhio Tavolaro, o advogado e empresário Sinval Dorigon, presidente da Fundação José Pedro de Oliveira (gestora da Mata de Santa Genebra), o empresário Mauriney Cordeiro, diretor do VEZO Instituto, entre outros.

Pela Unicamp o reitor prof. Marcelo Knobel e o pró-reitor de extensão prof. Fernando Hashimoto e o professor Giuliano Contento de Oliveira do IE, vice coordenador do convênio e o professor Miguel Juan Bacic, coordenador do convênio.

Todos reconheceram a importância para a região dos cursos e o papel da Unicamp ao ministrar os cursos, destacando o papel da Universidade com a sociedade empresarial. O professor Bacic destacou que ao longo dos anos 70 existiu na Unicamp o Centro Técnico-Econômico de Assessoria Empresarial que além de fazer estudos e pesquisas (p. ex o primeiro cadastro de indústrias de campinas e região), ministrava cursos para empresários de pequena e média empresa. Alguns anos atrás o professor Bacic procurou dentro do cadastro indústrias daquela época quais empresas tinham realizado cursos e quantas tinha sobrevivido ao longo de 3 décadas. Observou que dentro das sobreviventes a maior parte tinha realizado cursos na Unicamp. Isto mostra o papel positivo da Universidade na formação dos empresários na região.

Os cursos a serem oferecidos vidam atender uma demanda de empresas e profissionais com relação a área de comércio exterior. Novos cursos serão criados conforme avaliação conjunta da CCCER e da Unicamp.

Dia 14 de março as 18h30 no Instituto de Economia ocorrerá a aula magna inaugural com as palestras dos professores do IE Giuliano Contento de Oliveira que falará das recentes alterações na economia e nas relações internacionais e Roberto Borgui mostrará a importância da China no comércio mundial e para o Brasil e finalmente o trader internacional Carlos Moura explicará as recentes mudanças na operação do comércio exterior brasileiro.

””