Foguetes caem na Zona Verde de Bagdá, onde fica embaixada dos Estados Unidos

Dois foguetes caíram na Zona Verde de Bagdá, no Iraque, na quarta-feira (8), segundo um comunicado do comando militar iraquiano. Não há relato de vítimas nem sobre a origem dos disparos. Um dos foguetes teria caído a cerca de 100 metros da embaixada dos Estados Unidos. A Zona Verde abriga prédios governamentais e missões estrangeiras.

Uma fonte do Ministério do Interior iraquiano que pediu anonimato confirmou à agência EFE a queda de dois projéteis provavelmente disparados por um sistema de lançadores múltiplos Katyusha.

Foi o terceiro ataque desse tipo nos últimos cinco dias. Um dos foguetes lançados no fim de semana deixou feridos cinco civis que estavam em uma casa perto da Zona Verde.

A escalada na tensão no Oriente Médio foi desencadeada pelo ataque americano em Bagdá na última sexta-feira, que matou o general Qassim Suleimani, comandante da unidade especial da Guarda Revolucionária Iraniana, e lideranças das Forças de Mobilização Popular do Iraque, milícia apoiada pelo Irã.

Na terça-feira (7) à noite, o Irã respondeu lançando mísseis contra duas bases militares com tropas americanas no oeste e norte do Iraque. Segundo o presidente norte-americano, Donald Trump, os ataques não causaram baixas.

No Twitter, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse que o general Suleimani lutou heroicamente contra o terrorismo e que se não fosse sua guerra contra o terror, capitais europeias estariam em grande perigo agora. Disse ainda que a última resposta ao seu assassinato seria mandar as forças norte-americanas para longe da região.