Conheça as principais carreiras na área de transporte

Há diferentes formas de trabalhar com transporte, além de motorista, é possível atuar no planejamento  de deslocamentos

Com a interação cada vez maior de pessoas e serviços de diferentes localidades, o transporte é algo crucial para o funcionamento de todas as atividades da sociedade. E, com as mudanças sociais constantes e novas demandas surgindo todos os dias, os desafios no setor de transporte são enormes, principalmente ao considerar as diferentes escalas e modos de transporte – desde o público de pessoas, dentro de uma cidade ou a nível nacional, até o de mercadorias de lojas, por exemplo.

Portanto, os agentes que atuam neste setor podem assumir papéis muito variados. São inúmeras as profissões que administram e buscam as melhores soluções para o transporte, e elas estão presentes nos setores públicos e privados. Assim, há vários meios possíveis de ingressar nesta área tão dinâmica, como participar de concursos em 2021, para  trabalhar no sistema de transporte público, ou mesmo colaborar em startups que desenvolvem sistemas tecnológicos de rastreamento, por exemplo. 

Pensando nisso, é possível perceber que o setor abarca infindáveis disciplinas de conhecimento, mas, para ser possível apontar alguns campos existentes de atuação, podemos classificar o transporte segundo seu meio principal – aquaviário, terrestre, aéreo e espacial.

Dentro das tipologias de transporte, também podemos dividir categorias de funções. Um exemplo é o setor terrestre. Nele, há desafios como condições de estrada, qualidade do asfalto, serviços e pedágios, transporte de pessoas e cargas, segurança e muito mais. Incorporadas a esses fatores estão muitas profissões. Consequentemente, o exercício de alguém que trabalha com transporte pode ser tanto ligado à administração de uma rede rodoviária, quanto tecnológico, desenvolvendo aparatos específicos para sinalização e marcação de estradas, por exemplo. 

Assim sendo, separamos alguns cursos ligados ao setor de transporte que abarcam também diferentes conhecimentos – tudo para que o profissional tenha uma maior perspectiva dentro desta área tão interdisciplinar. 

Logística

A logística é uma área vasta e que está cada vez mais demandando profissionais. Nela, há diferentes focos de atuação – desde os mais voltados à estratégia até os mais operacionais. O curso de dois anos de formação em grau de tecnologia se debruça sobre toda a cadeia produtiva de transporte, a acomodação e a distribuição de mercadoria. Esmiuçando as possibilidades, o futuro profissional pode atuar fazendo gestão de frotas – em uma empresa com frota própria –, planejamento de rotas, gerenciamento do trabalho de diferentes transportadoras, conforme as demandas das empresas, e muito mais.

Engenharia de transportes

Este curso de cinco anos se relaciona com o planejamento, a construção, a gestão, a manutenção e a operação de redes de trânsito de diferentes esferas (em portos, aeroportos, rodovias, entre outras). Com ele, o futuro profissional pode trabalhar mais próximo à tecnologia, desenvolvendo sistemas e programas de transporte, como também mais próximo a disciplinas de empreendedorismo e inovação, criando soluções para projetos sociais de melhoria na mobilidade urbana. 

Estradas

O curso tecnólogo de três anos de estradas se debruça na projeção, no planejamento e na construção  de estradas. Portanto, o futuro profissional, desde a fase de estudos, desenha, analisa a terraplanagem, a drenagem e a pavimentação de vias terrestres. Nisso, disciplinas como legislação – para entender normas vigentes do Estado – e noções sobre equipamentos de engenharia são essenciais.