Foton define estratégia comercial em conjunto com rede de concessionárias para lançamentos de novos caminhões no Brasil

11 maio Foton define estratégia comercial em conjunto com rede de concessionárias para lançamentos de novos caminhões no Brasil

 

  • Inovador modelo de gestão permite que concessionários participem das tomadas de decisões da empresa
  • Fábrica e associação (ABRAFOTON) definiram estratégia para lançamentos e nacionalização de novos produtos em 2022
  • Mercado aquecido, produtos modernos e inovadores e novo modelo de negócio, vem despertando interesse de grandes grupos em se tornarem parceiros de negócios com concessionárias Foton

A Foton vem quebrando paradigmas no mercado nacional ao estabelecer amplo e inédito diálogo com sua rede de concessionárias a ponto de decisões sobre nacionalização de produtos e introdução de novos modelos serem tomadas conjuntamente, de maneira democrática. Os concessionários, representados pela ABRAFOTON  – Associação Brasileira dos Concessionários Foton Caminhões, discutem com executivos da empresa (brasileiros e chineses) cada passo estratégico que a montadora vai dar no País.

Em função da expansão da rede, muitas das quais oriundas de representações de tradicional empresa do setor de caminhões que recentemente deixou o Brasil, e expertise desses grupos econômicos com produtos fortes em segmentos como leves, médios e semipesados, montadora e concessionárias decidiram conjuntamente que o mercado brasileiro está suficientemente maduro para a introdução de caminhões  da Família Auman, veículos semipesados com versões entre 17 e 25 toneladas com grande sucesso de vendas na China e demais países do Oriente. Esses novos modelos começarão a ser comercializados no Brasil no início de 2022.

Seguindo a mesma estratégia estabelecida para os veículos leves e médios da Família Aumark, de 6, 9 e 11 toneladas, a ideia é começar importando esses modelos para, em seguida, produzi-los no País. “Nosso objetivo principal é sempre a nacionalização, pois assim nos livramos de fatores imprevisíveis como variação cambial e problemas logísticos”, comenta Ricardo Mendonça de Barros, diretor de vendas e de desenvolvimento de concessionárias da Foton.

Atualmente a Foton produz no Brasil, em parceria com a Gefco, em Guaíba, RS, os caminhões leves Aumark de 3,5 toneladas. A empresa lançou no final do ano passado os novos modelos de 6, 9 e 11 toneladas da família Citytruck, cujo estudo para nacionalização já está em andamento. De acordo com Mendonça de Barros, “a partir do ano que vem a empresa aumentará a produção de caminhões no Brasil e passará a montar aqui os modelos que, por enquanto, estão sendo importados”.

Com o aquecimento das vendas de caminhões no País neste ano, com expansão de cerca de 35% em comparação com o ano passado em modelos leves e médios, Mendonça de Barros estima que a Foton, que agora conta com uma rede de concessionárias tradicional nos segmentos alvo da empresa e com maior capilaridade, vai se beneficiar com crescimento de mais de 100% em comparação com o ano passado. “Esse aquecimento de vendas beneficiará particularmente a Foton,  pois bem mais rápido do que imaginávamos, vamos acelerar a nacionalização de diversos modelos, uma vez que já contamos com volume que justifique essa decisão”.

Atualmente a ABRAFOTON  conta com 37 concessionárias, distribuídas por todo o País. De acordo com Mendonça de Barros diversas negociações com outros importantes grupos de revendas estão avançadas e a expectativa é encerrar este ano com 46 casas. “A Foton está em seu melhor momento no País. Estamos com produtos modernos e renovados, uma rede de concessionárias altamente profissional e motivada com nosso inovador modelo de negócio, que é participativo e não impositivo. Além disso, o mercado aponta para um crescimento sustentável ao longo de toda essa década, pois o País tem necessidade de renovação e ampliação de frota”, finaliza o executivo.