Durante evento de lançamento de instrumentos de crédito do Banco do Brasil, que aconteceu ontem (07), o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a retirada da bandeira de escassez hídrica para as contas de luz das residências.
De acordo com o ministro, as contas devem cair 18% no próximo mês, tudo isso, segundo Guedes, ‘sem prejudicar a saúde financeira das empresas de energia.
Pelo twitter, o presidente Jair Bolsonaro também anunciou o fim das bandeiras tarifárias sobre as contas de luz. O presidente informou que a recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas fará o governo conceder bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16 de abril
A bandeira de escassez hídrica entrou em vigor em agosto de 2021, durante o período de seca. Na prática, ela representou um aumento nas contas de energia dos consumidores.
Mas é bom ficar em alerta, pois as contratações já feitas para o uso obrigatório de termelétricas — que vão até 2025 — podem continuar pressionando o preço da tarifa de energia, fazendo com que sua conta de luz não barateie tanto assim.
Imagem: Pixabay/Pedroddf
Créditos: AFREBRAS








