Como foi inventado o pneu?

Você sabia que hoje é o Dia do Inventor? Para comemorar este dia, nós iremos conversar sobre o nosso tema favorito: pneu. Mas hoje não vai ter dica e explicação sobre o que é alinhamento, balanceamento, recapagem, rodízio ou montagem. Vamos falar sobre a invenção do pneu! Se você quiser saber mais sobre o assunto, vem com a gente!

Depois de muitos problemas que marcaram as fases de evolução dos pneus como: borracha que não passava de uma goma para impermeabilizar tecidos ou o risco dela dissolver com o calor, por volta de 1830 tudo mudou.

Charles Goodyear, com o intuito de mudar esse cenário, fez diversos experimentos e confirmou que a borracha cozida a altas temperaturas com o enxofre, permitia que suas condições de elasticidade no frio ou no calor fossem mantidas. E aí, pronto. Ele descobriu o processo de vulcanização da borracha que além de dar forma ao pneu, ainda aumentava a segurança no momento das freadas e reduzia a trepidação dos carros.

Mais tarde, em 1847, foi instituída a colocação da câmera cheia de ar dentro dos pneus de borracha e a partir do ano de 1888, as fábricas deram mais atenção ao pneu, investindo em segurança, já que ele passou a ser usado em larga escala.

Aqui no Brasil, a produção de pneus começou por volta de 1934 e desde então vem se desenvolvendo e alargando suas produções e vendas. Já conta com mais de 15 fábricas do segmento e em relação à produção mundial, é o sétimo na categoria de pneus para automóveis e o quinto em pneus para caminhão, ônibus e camionetas.

Legal, né?

Agora que você sabe da história da invenção do pneu, que tal checar se está tudo certo com os pneus do seu veículo? Aqui na DPaschoal, temos profissionais qualificados e produtos de alto nível para cuidar do seu veículo com excelência. É só agendar o melhor horário para você e aparecer por aqui! ?

Mais em https://blog.dpaschoal.com.br/como-foi-inventado-o-pneu/