Manaus é escolhida como sede da Norte Export 2023

 Com apoio da Super Terminais, capital do amazonas sediará evento de logística portuária e infraestrutura no próximo ano

 

 Em cerimônia realizada na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) nesta quarta-feira (10/08), foi anunciada a escolha da capital amazonense como sede do Norte Export 2023. O evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril do próximo ano e apresentará discussões que tragam contribuição para todo o setor logístico portuário da região Norte do Brasil.

O Norte Export é o evento regional do Brasil Export, fórum permanente, multisetorial, agregador e que organiza dinâmicas para promoção do diálogo entre os diferentes agentes envolvidos com as operações portuárias, de logística e de infraestrutura. Esta será a quarta edição do fórum regional. Nos anos anteriores foi realizado em Macapá (2020) e Belém (2021). Neste ano terá como sede Porto Velho, nos dias 12 e 13 de setembro.

Marcelo Di Gregório, diretor da Super Terminais e membro do Conselho do Norte Export, falou das expectativas para a realização do encontro. “Como principal cidade da região, Manaus merecia receber este evento”, afirmou o executivo. Ele também destacou os investimentos da Super Terminais na capital do Amazonas, que vão chegar a R$ 250 milhões, em equipamentos e ampliação do terminal logístico, que sediará o Norte Export 2023, buscando ser o porto mais verde do Brasil, alinhado com as práticas ESG mais avançadas.

Para o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, o Norte Export busca uma “soma de visões com o objetivo de destravar barreiras, problemas e discutir soluções, além de mostrar para todo o país o potencial de cada região e trazer crescimento e oportunidades.”

Hoje, o Brasil Export e seus organismos regionais contam com mais de 250 conselheiros, profissionais qualificados e que atuam no setor privado, em entidades representativas e no poder público. Desde 2005, o Brasil Export promove missões internacionais e já levou profissionais brasileiros a portos da Ásia, da Europa e das Américas. As missões sempre resultaram em avanços positivos para o País, promovendo intercâmbio e ajudando na incorporação das melhores e mais modernas práticas em território nacional.

A troca de experiências oferecida pela Norte Export foi ressaltada pelo superintendente da Suframa, general Algacir Antonio Polsin. Para ele, o evento pode “aliar possibilidades tecnológicas externas com as características da região. O Norte Export, deste modo, é muito bem-vindo”, afirma Polsin.

A antecedência do anúncio do evento foi destacada pelo presidente do conselho do Norte Export, Sergio Aquino. “Temos muitos desafios para a realização de um grande evento. Profissionais de outras regiões se surpreendem no Norte Export”, comentou.

Representando a Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado estadual Ricardo Nicolau ressaltou a importância estratégica do Norte Export. “É uma demonstração do entendimento estratégico da região.”

As possibilidades de melhoras para a logística da região trazidas pelo Norte Export foram apontadas pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas, João Simões. “A produção da região precisa chegar mais e melhor a todos os destinos, sejam no Brasil ou no exterior.”

Na mesma linha, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIAM), Nelson Azevedo, considera a logística portuária fundamental para o desenvolvimento do Norte. Por fim, o presidente da OAB, Jean Cleuter, destacou a importância dos investimentos privados na região.

Para mais informações: https://forumbrasilexport.com.br/