Fatores que interferem no desgaste das juntas homocinéticas

Nenhum Comentário

 

Coifa deteriorada ou furada, excesso de carga, forma de dirigir, geometria da direção, coxim fadigado ou quebrado, veículo rebaixado são alguns dos fatores que interferem na vida útil das juntas homocinéticas.

As juntas homocinéticas são de extrema importância para o desempenho do veículo. São elas as responsáveis pela transmissão de força gerada pelo motor para as rodas. Sem essas peças, não haveria tração.  Por isso, é importante ficar atento a qualquer indício de avarias nas juntas homocinéticas. “Graxa saindo por furos da coifa é um dos indícios que o motorista deve levar o veículo a uma oficina de confiança para fazer a manutenção, pois rodar com o carro com a coifa comprometida fará com que a junta se desgaste precocemente”, comenta Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Qualidade da Nakata.

Quando desgastada, ao trafegar com o veículo ocorrerá um estalo, especialmente, em curvas ou em marcha a ré. “Caso a junta quebre, ocorrera perda de tração do veículo”, alerta.

Coifa deteriorada ou furada permite infiltração de impurezas e contaminação da graxa lubrificante da junta, com isso sua vida será severamente comprometida.

Além da coifa de proteção outros fatores que podem acelerar o desgaste das juntas homocinéticas são: excesso de carga, ao trafegar com o veículo com peso superior ao recomendado uma força adicional será necessário para movimentá-lo e com isso o desgaste vai ocorrendo de fora prematura. A forma de dirigir também contribui para encurtar a vida da peça, aceleradas e freadas bruscas sobrecarregam as peças.

A geometria é outro fator importante, se a direção esterçar mais para um lado que outro naquele lado que esterçar mais a peça vai sofrer grandes esforços e comprometer a vida útil. Coxins de motor e câmbio fadigados ou quebrados e mudanças nas características originais do veículo como rebaixamento da suspensão também são fatores que contribuem de forma direta para o desgaste e encurtamento da vida da peça.

A Nakata recomenda inspeções periódicas das juntas homocinéticas, com medidas simples pode-se prolongar a vida útil das peças e evitar gastos e paradas não programadas.

 

Sobre a Nakata Automotiva – Há 70 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

Fotos da Notícia – (Clique para ampliar e fazer Atualizado - das fotos)

Clippings para esta notícia