Falências e recuperações judiciais devem crescer 29% nas empresas em 2023, aponta relatório da Allianz Trade

 

Allianz Trade

 

Especialistas em economia e finanças da seguradora de crédito explicam o momento desafiador e os impactos financeiros negativos para as empresas

De acordo com o Relatório de Insolvência Allianz Trade 2023, divulgado recentemente, após um período de relativa estabilidade devido às medidas governamentais de estímulo econômico durante a pandemia, os indicadores começaram a deteriorar, e os desafios econômicos previstos para este ano estão exercendo pressão sobre as empresas.

As projeções da Allianz Trade indicam um crescimento de insolvências global de 21% para 2023, com destaques negativos previstos para países como França (+41%), Estados Unidos (+49%), Itália (+24%) e Alemanha (+22%). A América Latina também deverá enfrentar um aumento de 20% nas insolvências, com o Brasil projetando um acréscimo de 29% em 2023.

O relatório destaca ainda que no período mais crítico da pandemia, entre 2020 e 2021, foi marcado por um cenário adverso às expectativas de crescimento das insolvências empresariais. Esperava-se um aumento expressivo nas recuperações judiciais e falências de empresas devido à redução da atividade econômica, porém, medidas governamentais em prol da população e estímulos ao consumo mitigaram esses efeitos negativos.

Em 2022, entretanto, os indicadores começaram a demonstrar uma deterioração, e essa tendência se manteve nos primeiros meses de 2023. O número de falências decretadas aumentou em 8% durante 2022, e os requerimentos de falência e recuperação judicial tiveram crescimentos significativos nos primeiros meses de 2023, com aumentos de 57% e 37%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Possíveis causas

Segundo Felipe Tanus, diretor de Risco da Allianz Trade, os desafios econômicos esperados para 2023, como a menor atividade econômica, menor demanda por commodities, consequentemente impactando preços, altas taxas de juros e inflação persistente, estão impactando negativamente as empresas.

“Setores como químico, varejo e construção estão tendo suas margens operacionais e líquidas extremamente impactadas, o que combinado com falta de liquidez e fraca estrutura de capital, podem levar à insolvência. Por outro lado, ainda que em patamares menores do que no ano passado, o setor de serviços, impulsionado pela retomada pós-pandemia, deve ser menos impactado e vem mostrando resultados promissores”, afirma.

O estudo identifica várias razões para esse cenário, incluindo alta inflação, elevadas taxas de juros, dificuldades de acesso ao mercado de crédito e disrupções na cadeia de suprimentos. O aumento das insolvências entre as Pequenas e médias empresas é particularmente preocupante, e há um risco crescente de efeito dominó afetando empresas de maior porte.

Em vista desses desafios econômicos, a Allianz Trade ressalta que as empresas enfrentarão um cenário de menor volume de vendas e margens, exacerbado pela alta inflação e crédito mais caro e restrito. Essas condições poderão levar a um aumento no número de insolvências empresariais.

Leia o relatório na íntegra aqui.

 

Siga-nos:

https://www.linkedin.com/company/allianz-trade

https://twitter.com/AllianzTrade

______________________________________________________________

 

SOBRE A ALLIANZ TRADE
A Allianz Trade é líder global em seguros de crédito comercial e especialista reconhecida em seguro garantia. A empresa prevê o risco comercial e de crédito hoje para que as empresas clientes possam ter confiança no amanhã. Sua rede de inteligência própria analisa mudanças diárias em termos de solvência de mais de 80 milhões de empresas. A Allianz Trade oferece às empresas a confiança para fazer negócios e a segurança de que serão pagas, além de indenizar a empresa cliente, no caso de um mau pagador. Mas, o mais importante, é que a Allianz Trade ajuda seus clientes a evitar maus pagadores de forma preventiva. Quando fornece seguros de crédito comercial ou outras soluções financeiras, a prioridade da seguradora de crédito é a proteção preditiva. No entanto, quando o inesperado ocorre, a classificação de crédito AA significa que existem recursos, com o apoio da Allianz, para fornecer indenizações para que as empresas clientes mantenham o seu negócio. Sediada em Paris, a Allianz Trade está presente em 52 países com 5.500 colaboradores. Em 2021, o volume de negócios consolidado foi de 2,9 bilhões de euros, e as transações de negócios globais seguradas representaram 931 bilhões de euros em termos de exposição. Para mais informações, por favor visite: allianz-trade.com.br

 

Destacado em: Administração e Gestão.

altere aqui seu cadastro reporte aqui.

.