O Grupo ZF apresentará a transmissão automática ZF-Ecolife, uma inovadora solução para as empresas de transporte urbano de passageiros, durante a 9ª FetransRio (Feira Rio Transportes), que será realizada de 3 a 5 de outubro no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento contará com mais de 150 expositores, 25 mil m², 100 ônibus de última geração e visitação estimada em mais de 10 mil pessoas, entre representantes da indústria, serviços, governo e diversas organizações voltadas para o transporte de pessoas.
A ZF destacará em seu estande a transmissão ZF-Ecolife, que oferece redução de 6% no consumo de combustível com suas 6 marchas, que garantem um rendimento uniforme do motor. Também serão apresentadas a transmissão ZF-AS-Tronic Lite e o Eixo Piso Baixo AV 132.
ZF-Ecolife
Um dos destaques tecnológicos da transmissão automática é o software TopoDyn Life, responsável pela troca de marchas após reconhecer a topografia e o peso transportado pelo veículo (a escolha é feita pela “inteligência artificial” do programa, que calcula rapidamente qual é a marcha necessária).
O retardador hidráulico primário da transmissão também é um diferencial, pois garante eficiência de frenagem até 6 km/h sem utilização dos freios – o sistema ideal para as aplicações urbanas.
Fabricada na Alemanha, a transmissão chega ao Brasil em modelos que são aplicados em motores de até 2.000 Nm, e já equipa veículos das principais montadoras na Europa. Globalmente, a previsão é que até o fim do ano mais de 20.000 ZF-Ecolife sejam produzidas.
“Hoje, a transmissão automática está presente em veículos articulados e biarticulados, seja em operações de corredores BRT (Bus Rapid Transit) ou não. Mundialmente ela também se faz presente em veículos Padron. Este ano, estamos fazendo uma série de apresentações desta inovação no Brasil em virtude das necessidades que estamos prestes a vivenciar em nosso País, com uma grande janela de investimentos gerada pela vinda de eventos internacionais como Copa do Mundo e Olimpíadas”, explica Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão do Grupo ZF.
Outra vantagem da ZF-Ecolife está no óleo sintético ZF Ecofluid Life (para transmissão), que permite executar trocas de óleo a cada até 240.000 km. Enquanto um óleo mineral possui intervalo de trocas em torno de 30.000 km, o maior intervalo de troca oferecido pelo sintético também gera menor emissão de poluentes ao meio ambiente. E o aumento do período de troca também se traduz em maior durabilidade e menor necessidade de troca de peças ao longo da vida útil, o que, novamente, acarreta em menor consumo de peças e menor poluição ambiental.
A ZF é líder global no mercado de transmissão automática para ônibus, com um market share de 51%. Na Europa Ocidental, a liderança se mantém, com 69% do mercado.
AS-Tronic Lite
Enquanto a ZF-Ecolife é ideal para uso em ônibus potentes para grandes corredores e BRTs, a transmissão automatizada ASTronic Lite é a escolha adequada para veículos menores e mais rápidos, e que tenham alimentadores de até 1.050 Nm. Com torques de 700 a 1.050 Nm (todos os modelos possuem 6 marchas), cerca de 2.000 unidades já foram vendidas no Brasil para empresas que atuam com frotas nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
“A ASTronic Lite é um produto que foi originalmente desenvolvido para atender uma necessidade do mercado brasileiro, que é a substituição de transmissões manuais no transporte público. Apesar das manuais ainda serem a maioria, há grandes projetos de mobilidade em diversas cidades e a automatizada será um produto chave. Projetamos um crescimento constante ao longo dos próximos anos”, diz Marreco.
Eixo Piso Baixo ZF AV 132
Outro destaque do estande será o Eixo ZF AV 132, que proporciona a aplicação da tecnologia de piso baixo em todo o ônibus, inclusive na parte dianteira. A altura dos pisos de veículos, de 405 milímetros, dispensa degraus e possibilita que as operações de embarque e desembarque sejam mais rápidas, seguras e confortáveis, assim como a instalação de uma terceira porta atrás do eixo dianteiro.



